sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ANTROPOMETRIA
É um conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes.

  • Você sabia que mesmo que você trabalhe o tempo todo em pé, existe uma postura adequada?
  • Dores nas costas, ombros e pescoço podem ser causados pela má postura.

Vamos saber um pouco mais sobre isso?


Postura de Trabalho


A altura das superfícies de trabalho tais como as mesas ou bancadas de trabalho, é reconhecida como um fator de causa das dores no pescoço, ombros e costas dos trabalhadores. Superfícies muito altas stressam os músculos dos braços, ombros e pescoço, enquanto superfícies muito baixas podem causar dor na região inferior das costas. Estes problemas podem levar a lesões por esforço repetitivo e reduzir a qualidade de vida dos trabalhadores. para o empregador isso pode significar redução da produtividade e perdas financeiras.




















Vamos imaginar o exemplo a seguir:

Posto De Trabalho

Trata-se de uma empresa onde os funcionários trabalham em uma bancada, preparando a embalagem de peças pequenas.

As peças seguem da área de qualidade para o setor de embalagem. Neste setor trabalham três pessoas, em pé, uma em cada bancada de trabalho.
Os funcionários possuem uma estatura média de 1,74m de altura, por este motivo a bancada utilizada é a bancada média que possui uma altura de 0,90 a 0,95 cm.
Da mesma forma que no trabalho sentado, também é preciso considerar no trabalho em pé os fatores relacionados às dimensões e disposições do posto de trabalho tais como: a altura da superfície de trabalho, os alcance necessários, a necessidade de acompanhamento visual e espaço para as pernas e pés. Assim sendo, passaremos a enfocar estes fatores.




Segue abaixo o modelo do posto de trabalho




Regulagem de bancada



*Créditos da imagem a Rodrigo César Nymberg


A bancada acima possui uma altura de 0,95 cm, com a regulagem pode variar entre 110 cm e 0,70cm de altura. Essas medidas podem abranger um individuo de 1,65 até um individuo de 1,80. 


A postura em pé prolongada, principalmente se for estática, provoca fadiga da musculatura, (um declínio da musculatura com a estimulação repetitiva de atividade) que controla a coluna vertebral. Se for inevitável, é aconselhável manter os pés afastados, aumentando assim a base de sustentação, ou elevar alternadamente um dos pés, colocando-o num plano ligeiramente acima do chão. Além disso, os músculos da panturrilha trabalharão alternadamente e a circulação das pernas melhorará, prevenindo inchaços nos tornozelos e pés. Os objetos devem ser colocados na altura dos cotovelos e caso necessite de uma precisão visual maior, trazer o objeto a uma distância de 30, 40 cm ao invés de inclinar o tronco.

No trabalho em pé a circulação sanguínea nas pernas faz-se mais lentamente e verifica-se a acumulação de líquidos nos pés e tornozelos, causando também varizes e problemas cardiovasculares.
O repouso do corpo é reduzido a uma pequena parte e sobre uma pequena superfície. Há tendência a adaptar uma posição de relação muscular, onde o abdômen se distende e a coluna acentua as suas curvaturas cervicais e lombares.

O coração encontra maior resistência para bombear o sangue para as extremidades do corpo, causando assim problemas cardiovasculares. A postura fixa, em pé, é considerada como um fator de risco para o sistema músculo-esquelético e em particular, para a coluna vertebral, pois nesta posição o individuo pode ter Lordose Lombar. Estes riscos podem ser identificados pelo tempo de imobilidade; pela postura do corpo em si mesmo que pode ser menos ou mais confortável e, pelas características estruturais e disposição espacial dos equipamentos e instrumentos de trabalho.

As tarefas que exigem longo tempo em pé, devem ser intercaladas com tarefas que possam ser executadas na posição sentada ou andando, a fim de evitar a fadiga nas costas e pernas e, também, prevenir as varizes.

Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.

Esses defeitos estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas.


Apoio Podal.

Para quem trabalha na posição em pé, faz-se necessário o uso do apoio podal, que deve ter as medidas de 25x35cm, com uma leve inclinação de até 15º como mostra a figura abaixo.





*Créditos da imagem a Rodrigo César Nymberg



Ângulos.

Os ângulos dos braços devem ter entre 60° e 100º, para que seja considerado como ângulo confortável para trabalho, o braço pode chegar há uma angulação de 150º para que não cause danos na musculatura do ombro.


















*Créditos da imagem a Rodrigo César Nymberg


Todo movimento feito com exagero, causam lesões, no ombro não é diferente, quando não realizados movimentos com cautela poderá ocorrer:

  • Tendinite: inflamação dos tendões.
  • Tendossinovite: inflamação do tecido que reveste os tendões
  • Epicondilite: inflamação das estruturas do cotovelo
  • Bursite: inflamação das bursas (pequenas bolsas que estão entre os ossos e os tendões) que se localizam nas mais diferentes articulações
  • Miosites: inflamação dos músculos
  • Síndrome do túnel do carpo: compressão do nervo mediano ao nível do punho.
  • Síndrome cervicobraquial: compressão dos nervos da coluna cervical
  • Síndrome do desfiladeiro torácico: compressão do plexo (nervos e vasos).
  • Síndrome do ombro doloroso: compressão de nervos e vasos na região dos ombros.


Dúvidas vnymberg@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário